O Cúmplice das viagens inesquicíveis

O CÚMPLICE DAS VIAGENS INESQUECÍVEIS
O porquê de gostar de ler

Poesia-Música-Literatura

Para estudantes de Quinta Série ao Ensino Médio
– Já assistida por mais de 200.000 pessoas –

INSPIRADA EM POEMAS, CONTOS E MÚSICAS DE GRANDES AUTORES BRASILEIROS VISANDO MOTIVAR NO JOVEM O HÁBITO DA LEITURA

Proposta – Nesta palestra-show de 50 minutos, dois atores mostram à plateia de jovens estudantes a importância de se desenvolver o saudável e imprescindível hábito da leitura.

TEMAS ABORDADOS

  • Mitologia Grega – O uso de nomes, termos e costumes originados da mitologia grega, e que influenciam nossos hábitos e toda a nossa cultura ocidental contemporânea.
  • Poesia brasileira declamada – Mário Quintana – Helena Kolody – Catulo da Paixão Cearense – Cora Coralina – Jayme Caetano Braun.
  • Música popular brasileira interpretada – Renato Russo – Chico Buarque – Toquinho e Vinícius – Almir Sater – Milton Nascimento – Cazuza – Arnaldo Antunes.
  • Contos brasileiros encenados – Dalton Trevisan – Luis Fernando Veríssimo.
  • “Atualmente, exige-se dos alunos cada vez mais estudo dentro e fora da escola. As escolas (tanto públicas como particulares) pecam pela sua incapacidade de formar gente apta a estudar pelo resto da vida.” (Gilberto Dimenstein)
  • “A Unesco divulgou uma pesquisa preocupante, sobre a capacidade de compreensão da leitura: Entre 41 países, o Brasil fica em 37o. lugar. Mais de 50 % de nossos estudantes estão abaixo do nível 1 de alfabetização, ou seja, não sabem interpretar o mais elementar de uma leitura.”

O CÚMPLICE DAS VIAGENS INESQUECÍVEIS

“O cúmplice das viagens inesquecíveis” é um trabalho leve, adequado e acessível, que integrado aos PCN’s (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS,) usa a música, a poesia, o conto e a mitologia grega de forma teatralizada, visando despertar no jovem o fundamental gosto pelo hábito da leitura.

Os adolescentes de quinta a oitava séries e do ensino médio, têm, em média, entre 11 e 17 anos. Nesta fase, eles estão experimentando grandes transformações no próprio corpo e no modo de pensar e agir. Estão em busca de identidade própria e têm especial interesse em novas formas de pensar e interpretar seus problemas.

Quanto mais entrarem em contacto com textos e expressões artísticas provocativas e diferentes, mais eles encontrarão respostas para suas questões e dúvidas imediatas.

NOSSA PROPOSTA INCLUI UM PROGRAMA PEDAGÓGICO
(Atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos, visando aprofundar as questões abordadas no espetáculo)