QUEM SOMOS

Criada pela atuante atriz, dramaturga, diretora e produtora cultural Salete Cercal, a Cia inicialmente era focada em descentralizar suas produções, estreando em Curitiba e realizando circuitos por diversas regiões do país, sempre levando um teatro de qualidade a pequenos e grandes municípios, incluindo capitais. Com o passar dos anos, houve um aprimoramento de linguagem, definindo-se o que seria a identidade da Cia quanto a seus espetáculos cênicos.

Assim, optamos por estudar e aplicar a concepção híbrida em seus trabalhos, como eixo central e permitindo o ingresso de novos componentes a cada proposta, para depurar a encenação e ter propriedade da comunicabilidade pretendida.

Além do ineditismo e de proposições que busquem a reflexão e o contemporâneo e para que haja uma resposta que complete sua proposta e estudo cênico, a Cia. Ditirambo busca o intercâmbio ininterrupto com outras modalidades artísticas. Assim, seus espetáculos e eventos já agregaram artes circenses, repertório musical ao vivo, dança, recursos cinematográficos, artes visuais e outros. Nossa pesquisa, além de não se ater a uma única escola, mas oportunamente utilizar-se de suas variações para compor suas produções, revela-se a de quem faz um documentário, de quem não somente investiga, mas transforma indelevelmente a paisagem. Um trabalho que não teme ser um agente transformador.

NOSSO FOCO

De forma muito intensa, optamos por atuar em diversos segmentos culturais e artísticos, até para contextualizar e ampliar ainda mais nossa proposta de constante busca e aprendizado. Assim, atuamos em pesquisa, elaboração, captação de recursos e gerenciamento de projetos e eventos culturais e artísticos de praticamente todas as áreas (artes cênicas, literatura, música, cultura popular, etc.), prestando, inclusive, assessoria a outras Cias, empresas e instituições. Atuamos através das Leis de Incentivo à Cultura (Municipal, Estadual ou Lei Rouanet – MINC) ou de Patrocínio Direto, Apoios e Parcerias.

Através de nossas tournées e circuitos itinerantes buscamos fortalecer e aperfeiçoar a gestão artístico-cultural de municípios, com projetos que vão desde mostras, oficinas e seminários ao desenvolvimento de um plano de ação que busque ser um norte para o fortalecimento da cultura local.

Vale ressaltar, e o fazemos com prazer, que não nos interessa um fazer artístico que não priorize a inclusão sociocultural, a acessibilidade e o trato com as questões ambientais.

Acreditamos que a grande cultura é a mãe da educação e, desta forma, acessível e necessária a todos!